sábado, 20 de outubro de 2007

Nosso pensamento....


Um grande problema quando pensamos na ética na educação é estabelecer critérios para diferenciar o que é bom e não é bom no ser humano.. quando falamos de coisas ou de determinadas tarefas é simples: sabemos se um prego é bom ou não porque sabemos para que ele serve.. mas e o ser humano? não sabemos para que ele serve... No entanto, as coisas se tornam menos difíceis se pensarmos no que é o ser humano. Podemos definir o homem de diversas formas. Uma delas é pensar que o ser humano é aquele que estabelece um tipo de comunicação eficiente o bastante para permanecer para além de sua existência, podendo assim transmitir sua cultura e acumular conhecimento. Também podemos pensar em outras características para pautar a prática docente. Somos seres racionais, ou seja, precisamos de raciocínio lógico e coerente na educação para formar homens. Somos seres livres, condicionados pelo meio, mas não determinados. Por isso, precisamos de um pensamento criativo que ajude nossos alunos a atualizarem sua potência como humanos. E somos (talvez, principalmente...) seres sociais, o que nos dá a necessidade do pensamento ético na educação. Acredito então que a tarefa do educador passa a ser então a de estabelecer uma comunicação adequada para estimular o pensamento lógico, criativo - porque livre - e ético.

Mas será que nosso pensamento tem essas características para que possamos pensar em como fazer isso com as crianças?...

A obra trifásica "Homem" é de Sérgio Prata.

Um comentário:

alias disse...

Pessoal,
Espero continuar acompanhando suas publicações, porém, hoje estou meio confusa na questão "ser ou não ser", estou vazia.
Podem entrar no meu blog quando quiserem
Abraços,
Alias