quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A "corvéia" continua gratuita...

Nesta última semana estive pensando muito sobre o que ensinamos para as crianças. Tudo começou quando a moça que trabalha aqui em casa e nos ajuda a deixar tudo em ordem me disse que teria prova naquela noite. Ela voltou a estudar no começo do ano e está terminando o Ensino Médio. Ao perguntar 0 que iria cair na prova ela respondeu ser alguma coisa sobre a Idade Média. Lembrei das aulas que tive na faculdade sobre a educação na idade média, mas não conseguia me lembrar o tinha visto no colegial... Foi quando ela disse "corvéia". No mesmo momento me lemrei de como era difícil saber essas coisas e como eu decorava tudo antes da prova e depois esquecia. Nada mais justo, afinal de contas, desde a última prova sobre isso no colegial eu não ouvia essa palavra. Mas isso me fez pensar: o que estamos ensinado!?? Para completar a semana, tive contato com algumas crianças que passam por sofrimentos terríveis por conta do cancêr infantil. Essas crianças, das quais algumas não irão sobreviver, aprenderão isso também se tiverem a chance de ir para a escola. Se esse conhecimento parece absolutamente inútil a qualquer um de nós, perfeitamente normais, que se dirá de uma criança que não pode, ou pelo menos não deveria, estar despediçando seu precioso tempo de vida? Não desprezo a importância da herança do conhecimento, mas devemos começar a pensar a que e como damos valor a alguns conhecimentos que são, praticamente, inúteis. Por que damos tanto valor a eles? Ou será que não damos valor nenhum, apenas não pensamos sobre isso?...

(Para os que, como eu, decoraram o que era a corvéia, ela era o trabalho gratuito que no tempo do feudalismo os servos camponeses deviam prestar ao seu senhor feudal ou ao Estado durante 3 ou mais dias por semana.)

Um comentário:

Daniel Pansarelli disse...

Duas coisas sobre isso:
1. Se a aprendizagem não for significativa, se o conteúdo não tiver um significado efetivo na vida do estudante, não há sentido nem mesmo em se chamar o processo de "aprendizagem".

2. Portanto, vou tentar não me lembrar do significado da "corvéia".